Essa resenha faz parte do Desafio Clássico proposto pelo Nem Um Pouco Épico, quer saber mais a respeito? Confira AQUI.



Volta ao mundo em 80 dias, Julio Verne.
Melhoramentos. 2008. 240 páginas.

Seria possível dar uma volta ao redor do mundo em apenas 80 dias? Embarque nessa obra-prima de Júlio Verne, onde um inglês e seu criado aceitam esse desafio e vivem grandes aventuras ao longo de sua jornada.

Bom, muito a dizer a respeito desse livro pequenino então vamos  por partes…
A Edição.
A minha edição é essa pocket da imagem acima. Não tem a mais bonita das capas, mas é extremamente agradável.
Ela é leve! Tem ilustrações em P&B, o que é comum nos livros do Verne, apesar de algumas editoras retirarem na impressão, e em geral é bem simples.
Por ser pocket tem seus singelos 11 cm x 15,5 cm, sem orelhas, mas as folhas são amareladas!
Mas vamos ao livro!
Phileas Fogg, nosso querido protagonista é um inglês pacato! Vive segundo suas regras e horários (principalmente horários) e segue a risca seu cronograma diário que inclui jogar uíste com seus amigos, também membros do Reform Club.
Um dia durante o jogo especulam a possibilidade de se atravessar o mundo em três meses… como corrije Phileas, apenas oitenta dias bastam.
Os amigos duvidam e Phileas resolve provar que é possível, agora com as modernas invenções, atravessar o mundo em 80 dias.
É claro… A trama se passa 1872…
O livro é pequeno, mas muitas aventuras aguardam Phileas e seu empregado Passepartout.
Julio Verne deixa claro de porque é um mestre da aventura, em poucas páginas narra uma história que atravessa continentes e descreve paisagens e cenas de ação com maestria. Podemos somar ainda os toques científicos sempre acrescentados por ele nas histórias que aguçam nossa curiosidade e não deixa fios soltos!
Pra quem assistiu o filme de Jackie Chan… bom… Esquece tudo o que você viu lá e comece a ler o livro!
Esse é um livro em que não há desculpas pra não ler, é pequeno e tem ritmo, e mesmo só lendo em filas de banco você termina ele em poucos dias.
Recomendo sem restrições!
Classificação: Cinco malas de viagem abarrotadas!
About these ads